os conteúdos deste blog agora estão em wribrasil.org

Print Friendly, PDF & Email
Eventos: biciRio – Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta

O TheCityFix Brasil visa conectar pessoas. Se você está produzindo ou conhece algum evento que nossos membros achariam interessante, por favor envie detalhes do evento para o nosso calendário.


Location
Details

Onde:
Rio de Janeiro, RJ
Quando:
26 e 27 de setembro de 2011

O Rio de Janeiro conta hoje com 200 km de ciclovias em operação e mais 100 km em construção. Estima-se que até o início de 2014, a cidade terá o total de 450 km de ciclovias construídas. Além disso, o governo dá incentivo à instalação de bicicletários, pontos de aluguel de bicicletas e equipamentos de apoio, além da conservação das ciclovias existentes.

 

O objetivo é enriquecer e esclarecer o vasto universo do uso e da cultura da bicicleta.

 

Dentro dessa visão, a prefeitura do Rio convida a população da cidade, as prefeituras dos demais municípios brasileiros e dos países latino-americanos, além de associações de cicloativistas, para participarem do biciRio – Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, que acontecerá em setembro. O evento abre com um passeio pela ciclovia da Zona Sul da cidade. No dia 26 o dia será todo dedicado a rodada de palestras, estudos de caso e debates técnicos. Para encerrar, no dia 27 acontecem visitas técnicas às ciclovias da Zona Oeste e Norte.

 

Para se inscrever, clique aqui.

 

Programação:

25/09/2011 – Domingo

09:00 – 11:00 – Passeio ciclístico de abertura
Local de partida: Praia Vermelha

 

26/09/2011 – Segunda-feira
08:00 – 19:00 – Apresentação de palestras

 

27/09/2011 – Terça-feira
11:00 – 16:00 Visita técnica às ciclovias Zona Oeste e Tijuca
Local: Praia Vermelha

  • Grupo A: Ciclovias da Zona Oeste – Região distante 60 km do Centro do Rio, campeã carioca do uso da bicicleta, com 53% do total de viagens. O percurso será de 14 km dos 41 quilômetros que interligam os bairros de Bangu a Santa Cruz passando pelos principais centros de comércio e serviços e terminais de transportes da região. Essas áreas contam com 1000 vagas para bicicletas além de iluminação com uso de energia solar.

 

  • Grupo B: Ciclovias da Tijuca – Distante cerca de 6Km do centro do Rio, a ciclovia é composta por ciclofaixas e faixas compartilhadas com extensão total de 3,5 Km e foi a primeira a ser implantada nesse bairro, que possui um dos maiores centros de comércio e serviços da cidade e uma grande demanda pelo uso da bicicleta. É a partir da estação do Metrô da Pça. Saens Peña, no coração da Tijuca, que partem as duas rotas cicloviárias que seguem em direção ao Maracanã, visando à integração da bicicleta com o sistema metroviário

Map

Print Friendly, PDF & Email