3. Rio de Janeiro terá sistema de carros elétricos compartilhados
O município do Rio de Janeiro, seguindo o modelo de Amsterdã e Paris – e de testes brasileiros, realizados em Curitiba e Recife – promete fôlego ao número de veículos movidos a energia elétrica no país. A capital do turismo brasileiro está elaborando uma licitação para um sistema de 100 carros elétricos compartilhados, que ficarão localizados em 25 estações e funcionarão no mesmo sistema do BikeRio.
2. Estudo projeta o que aconteceria com cidades costeiras com o aquecimento do planeta em 4ºC
Nos últimos dias foram divulgadas inúmeras chamadas noticiosas preocupantes. Por exemplo, que a temperatura do planeta subiu, pela primeira vez, desde a Revolução Industrial, mais de 1ºC. Ritmo inédito provocado pela emissão de gases de efeito estufa. Atrelado a isso, um estudo sobre as consequências do inevitável aquecimento global foi divulgado neste final de semana, apenas três semanas antes do início da Conferência do Clima de Paris (COP21).
Depois do amplo investimento na construção de vias exclusivas para os ciclistas, em setembro deste ano São Paulo começou a testar uma nova infraestrutura urbana: as faixas exclusivas para pedestres. A intervenção consiste em uma faixa de meio metro de largura, com pintura antiderrapante e acompanhada por outros elementos de sinalização, como segregadores, balizadores e tachas refletivas, e funciona como uma extensão da calçada.