Rachaduras, riscos, buracos, calçadas quebradas e sujeira. O que você vê quando está caminhando pela cidade? A escritora e ilustradora Renata Bueno, em seu livro ‘Monstros urbanos’, mostra como é possível trazer um pouco de fantasia ao cotidiano, despertar lados que a cidade esconde atrás de defeitos e quebras aparentes. Ela faz isso ao criar figuras de monstros a partir de detalhes de fotos da cidade. Um convite a criatividade que foi aceito por crianças de 6 anos!
A leitura do livro de Renata, inspirou os pequenos e pequenas do 1º ano da Escola Santi. Após a leitura, os estudantes de 6 anos da professora Alessandra Calegaris Marins de Paulo, foram atrás de “monstrinhos” pela cidade. Eles fotografaram para depois fazer aquilo que propõe o livro: desenharam em cima das fotos para, então, propor por meio de cartas (foto abaixo) intervenções aos moradores do bairro para evidenciar esses monstros e deixar a cidade mais agradável.
A Escola Santi atende crianças até os 14 anos, no bairro do Paraíso em São Paulo. O mote da ensino deles é formar pessoas capazes de atuar com consciência, autonomia, responsabilidade e respeito à diversidade humana e à natureza, a partir da aprendizagem de conceitos, atitudes e procedimentos, numa perspectiva colaborativa e sustentável.
Confira alguns dos projetos de intervenções feitos pelos alunos:
As informações foram tiradas do blog da Escola, aqui.