
Virada da Mobilidade organiza série de atividades para repensar os hábitos de deslocamento na cidade (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)
O paulistano perde, em média, 15 dias por ano preso no trânsito. Com uma frota de 7,5 milhões de veículos, dos quais 5 milhões apenas de automóveis, a capital paulista sofre com congestionamentos e todos os prejuízos deles decorrentes – de tempo, financeiro e à saúde das pessoas.
Na semana do Dia Mundial Sem Carro, São Paulo é a sede da Virada da Mobilidade. Entre os dias 19 e 24 de setembro, uma ampla programação de atividades foi organizada com um objetivo em mente: repensar a mobilidade urbana na maior cidade da América Latina e debater soluções para fazer de São Paulo uma cidade mais saudável, mais acessível, mais sustentável – melhor para as pessoas.
Organizada pelo WRI Brasil e pelo Caronetas, a Virada vai reunir especialistas e representantes da sociedade civil em uma série de palestras, oficinas e rodas de conversa. A programação prevê também atividades lúdicas como forma de promover opções de transporte mais eficientes e sustentáveis para o ambiente urbano.
No sábado (19), a partir das 9h, o desafio multimodal compara o desempenho no deslocamento de diferentes opções de transporte. O seminário “Mobilidade Corporativa: A Visão Futura das Empresas” apresenta na quinta-feira (24) casos de sucesso de empresas que implementaram estratégias de gestão de demanda de viagens entre seus funcionários. Um dos convidados é Jeff Aumell, da Microsoft. Guillermo Petzhold, Engenheiro de Transportes do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, apresenta o método desenvolvido pelo WRI Brasil e pelo WRI Cidades para difundir o conceito de mobilidade corporativa e orientar as empresas no desenvolvimento de seus planos.
Acompanhe a Virada também pelo Facebook.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
19/09 – Sábado
A partir das 9h – Desafio Multimodal
Organizado pelo Caronetas, o Desafio propõe que seus competidores saiam de diferentes pontos da cidade em direção ao Conjunto Nacional utilizando diversas formas de se locomover (a pé, de bicicleta, ônibus, carona, metrô etc). A proposta é ressaltar a diversidade e a integração modal disponíveis ao usuário que parte das quatro grandes regiões da cidade, comparando custos, calorias, tempo, conforto e segurança no percurso até uma região central. Saiba mais.
Das 11h às 17h – Criativismo City
Essa simulação de cidade irá ensinar as crianças como se comportar no trânsito. Saiba mais.
Local: Vale do Anhangabaú
Das 19h às 21h – Shows das bandas Vertical Jungle e Cúpula
Com composições autorais e versões de grandes nomes da música brasileira, as bandas relatam o cotidiano e adversidades da nossa cidade, procurando transmitir mensagens de conscientização e reflexões sobre o cotidiano e práticas altruístas.
Local: Vale do Anhagabaú
20/09 – Domingo
Das 11 às 17h – Criativismo City
21/09 – Segunda-feira
18h – Roda de conversa I: Atitudes individuais com consequência coletivas e positivas
Henny Freitas e Tchello irão compartilhar suas experiências sobre modos alternativos de locomoção, ela contando sobre sua vida de caronas municipais, interestaduais e nacionais, e ele falando da sua experiência sobre ser uma pessoa musical e caminhante das ruas de São Paulo.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48 – Pinheiros.
22/09 – Terça-feira
19h30 – Roda de Conversa II: Desengarrafando o seu dia a dia
Leão Serva, Marcelo Moura, Marcio Nigro e Milena Beatrice discutirão como é possível ter uma cidade sem engarrafamentos.
Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro (Uniitalo), Avenida João Dias, 2046 – Santo Amaro.
23/09 – Quarta-feira
19h – Apresentação do Projeto Rede Verde SP
O projeto elabora um novo design para algumas ruas da cidade de São Paulo. Ao serem conectadas aos parques e praças da cidade, essas vias compõem uma rede nova de espaço público na cidade.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48 – Pinheiros.
20h30 – Roda de conversa III: Cidades Colaborativas
Alexandre Lafer e Celio Turino discutirão iniciativas que estimulem o compartilhamento e que, portanto, formem cidades colaborativas. O projeto incentiva a criação de um ponto virtual entre pessoas, empresas e instituições que querem procuraram organizar formas mais sustentáveis de oferecer bens e serviços.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48 – Pinheiros.
24/09 – Quinta-feira
8h30 – 12h30 – Mobilidade Corporativa: A Visão Futura das Empresas
O seminário internacional reúne especialistas para apresentar casos de sucesso de mobilidade corporativa, entre eles, Jeff Aumell, da Microsoft. Saiba mais.
Local: Auditório da Ernest & Young. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 – Torre 1 – 5º Andar – Itaim Bibi.
19h30 – 22h30 – Desafios e benefícios da bike na sua vida e na sua empresa, com a Co.Bike
Roda de conversa para discutir as vantagens de inserir a bicicleta na rotina da cidade.
Local: Rua Fidalga, 76, Vila Madalena.