3. Nossa Cidade: os desafios e as potencialidades do planejamento urbano a partir do DOTS

O transporte sustentável e a qualidade dos espaços públicos são alguns dos elementos do DOTS, que, se adotado como modelo de planejamento, pode transformar as cidades em ambientes mais acessíveis e sustentáveis (Foto: City Clock Magazine/Flickr)
O DOTS – Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte Sustentável busca mudar o padrão de crescimento das cidades a partir de um modelo de planejamento urbano que promove a construção de bairros e cidades mais compactos e conectados. Nas últimas quartas-feiras do mês, falamos sobre os sete princípios norteadores do DOTS, os benefícios econômicos desse conceito de planejamento e o potencial do programa Minha Casa, Minha Vida de mudar os paradigmas da urbanização no país incorporando o DOTS. Para encerrar a temática, trazemos os desafios que precisam ser superados para que o DOTS se torne uma prática consistente no Brasil.
2. As rotatórias mais singulares do mundo
Inventadas por uma inteligência superior ou por uma força do mal, como preferirem. As rotatórias são elementos com as quais os condutores estão obrigados a lidar diariamente. Destinadas a agilizar o tráfico em um cruzamento de ruas, converteram se em uma construção iconográfica das estradas. As rotatórias reproduzem-se ao redor do mundo inteiro. Hoje propomos oferecer uma amostra das mais curiosas para vocês.
1. #SomosCityFixers – Natália Garcia
A informação é uma (se não a maior) força para promover a transformação hoje. Com as redes sociais, os blogs e os espaços virtuais de troca de ideias, todos nós passamos a ser consumidores e também produtores de conteúdo. Somos protagonistas da construção de ideias e ambientes urbanos melhores. A informação que você gera pode impactar positivamente o seu circulo social e o nosso espaço comum. Encerramos a série #SomosCityFixers falando sobre a importância da matéria-prima que a fez nascer: a disseminação da informação. No vídeo final, Natália Garcia comenta sobre a diferença de consumirmos e replicarmos informações conscientes sobre o futuro de nossas cidades.