O evento, que trata da conscientização do reaproveitamento do lixo, será realizado na capital gaúcha de 1 a 9 de novembro.
Entre os dias 1º e 9 de novembro, a capital gaúcha recebe pela primeira vez a Semana Lixo Zero. A abertura oficial do evento foi realizada no sábado, dia 1º, às 14h, no Jardim Botânico e contou com um piquenique colaborativo de comidas sem embalagens.
A Semana Lixo Zero nasceu há quatro anos em Santa Catarina e hoje já está presente em outras cidades brasileiras, destacando-se por oferecer a maior programação do mundo sobre a conscientização do reaproveitamento do lixo. Conforme a coordenadora da edição gaúcha, Fabíola Pecce, através de palestras, debates e oficinas gratuitas, a iniciativa oferece uma série de atividades em diversos locais da cidade abordando o tema lixo zero em diferentes contextos.
Promovida pelo Instituto Lixo Zero e organizada em Porto Alegre pela Pasárgada – oficina de sustentabilidade, a Semana busca envolver a sociedade na reflexão sobre a gestão de resíduos, difundir o conceito lixo zero e promover metas e práticas sustentáveis.
A programação completa está disponível no site e também pelo aplicativo Makadu, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer smartphone.
O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, lista os oito objetivos específicos do evento:
- Promover e incentivar o debate de ideias e conceitos sobre os temas lixo zero e sustentabilidade entre jovens, profissionais e interessados no assunto;
- Fortalecer e disseminar as práticas Lixo Zero no Brasil e mundo;
- Mobilizar estudantes, representantes da juventude, organizações da sociedade civil e organizações governamentais na busca de alternativas de planejamento e desenvolvimento de comunidades Lixo Zero;
- Incentivar a criação de Clubes Lixo Zero;
- Instruir e desenvolver soluções inovadoras baseadas na sensibilização e conscientização ambiental para minimizar a geração de lixo e a poluição do meio ambiente;
- Criar compromisso e metas a serem implementadas após o evento nas localidades dos participantes;
- Alcançar o máximo de pessoas e organizações, despertando assim a busca de soluções e ações destes agentes na gestão de resíduos a partir do conceito Lixo Zero;
- Agregar as entidades parceiras na discussão e trazer suas contribuições e questionamentos.
No dia 09/11, domingo, será realizada a pedalada de encerramento da Semana Lixo Zero 2014: PEDALAR DÁ LIXO ZERO. O ponto de saída vai ser no Expedicionário, no Parque da Redenção, às 9h. Ao longo do trajeto, estão previstas visitas a duas cooperativas de recicladores. O passeio termina também na Redenção, na Rótula da Av. Setembrina (ao lado do Espelho D’água).
Uma pedalada pela redução de lixo nas ruas e residências, pelo consumo consciente, pelo reaproveitamento de materiais e pela conscientização a respeito dos benefícios do uso da bicicleta – no combate à poluição atmosférica e á poluição sonora, provenientes do escapamento, dos motores e do uso dos automóveis.
Saiba mais detalhes do evento aqui.
Mais informações: Fabíola Pecce – (51) 3024-2223 ou 9113-2223 – lixozeropoa@oficinapasargada.com.br