3. Sticky streets – ruas “pegajosas”, é isso mesmo?
Como em inglês, o termo em português talvez não dê a ideia exata do que na verdade representa. Uma sticky street (em português, rua grudenta, pegajosa) não se refere a nenhum dos significados literais que o vocábulo pode assumir. Cunhada pelo diretor de planejamento urbano de Vancouver, consultor e urbanista Brent Toderian, a expressão diz respeito a uma rua onde as pessoas gostam de estar – uma rua que chame e atraia pessoas.
2. Perdemos um mês por ano no trânsito
E se você ganhasse duas folgas todo mês, o que faria? Tempo é liberdade. Para curtir a família, viajar, ir ao parque, à praia, ao cinema, fazer um curso bacana. A boa notícia é o tempo existe, mas está preso no trânsito. A pesquisa Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo de 2013 descobriu que os paulistanos perdem cerca de um mês ao ano no congestionamento, com um tempo médio de viagem de 2,4 horas por dia.
1. Aplicativo mapeia movimento humano nas cidades
A matéria-prima do aplicativo Human é o movimento humano nas cidades. Embora sua proposta seja incentivar 30 minutos de atividade física por dia aos usuários, detectando automaticamente quando um usuário caminha, pedala, corre ou utiliza transporte motorizado, ele faz muito mais do que isso. Os dados gerados pelos milhares de deslocamentos são transformados em mapas fascinantes que mostram a tendência de mobilidade urbana nas cidades.