
The Flyover: iniciativa para transforar um viaduto abandonado em um parque urbano elevado (Foto: Friends of The Flyover/Reprodução)
O financiamento coletivo já deu vida a incontáveis projetos e iniciativas bacanas em todo o mundo.
Do WalkYourCity, que já chegou até a Porto Alegre, vamos a Liverpool, onde outro projeto vai sair do papel graças à colaboração espontânea de pessoas que decidiram contribuir para a revitalização urbana.
Mais de 40 mil libras foram arrecadadas, e os idealizadores do projeto deram o primeiro passo para transformar um viaduto abandonado da cidade em um parque urbano suspenso. A ideia é que o Flyover seja uma área pública para as pessoas, com espaço para artes, eventos, cafés e jardinagem coletiva.
Depois que o conselho administrativo da cidade apresentou um documento planejando a demolição do local, a um custo de quatro milhões de libras, a campanha foi lançada, e nada menos que 350 pessoas fizeram doações pela internet.
E se houvesse uma alternativa mais empolgante e mais barata que realmente acrescentasse algo à cidade? Com a criação de espaços verdes, quiosques, cafés e iluminação, esse espaço de pressa, confusão, congestionamento e velocidade pode ser transformado em um oásis de prosperidade e ar fresco no centro da cidade, um espaço para pessoas.
Friends of The Flyover
Para Chris Gourlay, fundador do Spacehive, plataforma utilizada para a arrecadação, o projeto é um exemplo “do que pode ser feito com energia e estímulo para unir pessoas desconhecidas sob a égide de uma grande ideia”.
A iniciativa foi desenvolvida por Kate Stewart, vendedora, Steve Threlfall, designer; e Mark Bennet, arquiteto – pessoas comuns com um desejo em comum: tornar a cidade um lugar melhor para as pessoas.
Fonte: Cities Today