os conteúdos deste blog agora estão em wribrasil.org

Print Friendly, PDF & Email
Ruas fechadas para os carros e abertas para as pessoas

Iniciativa de Houston abre a rua para as pessoas (Foto: Aaron Yagel)

A rua é das pessoas!

A cidade de Houston, no estado americano do Texas, lançou este mês o Sunday Streets HTX, uma iniciativa piloto para promover hábitos mais saudáveis entre a população da cidade. O projeto vai fechar as ruas White Oak, Westheimer e Washington/Market Square para os carros e abri-las para ciclistas e pedestres.

A primeira edição aconteceu no primeiro domingo de abril, em um dia nublado e chuvoso que não impediu as pessoas de ocuparem a rua.

Moradores ocupam a rua na primeira edição do SundayStreetsHTX (Foto: SundayStreetsHTX/Reprodução)

A iniciativa é parte do programa Go Healthy Houston, criado para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos moradores daquela que é a quarta maior cidade do Texas. O Sunday Streets é um passo em direção à criação de ambientes mais amigáveis para pedestres e ciclistas usufruírem o espaço da rua, normalmente ocupado majoritariamente pelos carros.

Trata-se de uma oportunidade de ver – e viver – a cidade a partir de uma perspectiva diferente e, essencialmente, a uma velocidade mais baixa. E para ocupar a rua qualquer forma de participação é válida e bem-vinda: caminhadas, pedaladas, dança, música, arte urbana.

 Fotos: Emma Hoffman

Abrir as ruas para as pessoas cria ambientes mais saudáveis e convidativos à socialização e ao lazer. A ideia surgiu em Bogotá, na Colômbia, que há mais 30 anos promove iniciativas nesse sentido, e logo se espalhou. Estima-se que haja pelo menos 200 projetos em larga escala de Open Streets em todo o mundo atualmente. Nos Estados Unidos, contam-se 90 delas. A SundayStreets de Houston é mais uma e já tem as próximas edições marcadas para os primeiros domingos de maio e junho.

Acompanhe e saiba mais.

Fonte: Cities Today

Print Friendly, PDF & Email

No comments yet.

Add your response