A partir de agora, quem desembarca no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, conta com uma alternativa de transporte sustentável que faz integração com a estação do trem metropolitano: o aeromóvel. Há 30 anos no papel, o projeto finalmente decolou e foi inaugurado no sábado pela presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
O veículo, que beneficiará em torno de 10 mil passageiros por dia, promove a conectividade entre o Trensurb (que liga Porto Alegre até a região metropolitana) e o Aeroporto Internacional Salgado Filho. O trajeto de um quilômetro, antes percorrido a pé ou de ônibus, poderá ser feito em apenas 90 segundos de aeromóvel – pelo preço de uma passagem (R$ 1,70).

Aeromóvel atraiu 2,2 mil usuários no primeiro final de semana. Tido como um antigo sonho para muitos gaúchos, o veículo já chegou a ter seu caminho traçado, mas nunca chegou a funcionar. As propostas para sua implantação tramitam há mais de 30 anos. (Foto: Ronaldo Bernardi – Agência RBS)
À Zero Hora, usuários contam como foi a sensação de experimentar a novidade:
— Eu cresci vendo o aeromóvel, sempre tive curiosidade. Como meu filho é apaixonado por trens e aviões, prometi que viríamos quando inaugurassem. A coincidência de cair bem no Dia dos Pais foi uma grata surpresa — conta Baroni, antes de levar o filho para ver os aviões decolando.
— Saí do avião e caminhei, carregando minha mala, do terminal até a plataforma do trem. Não preciso nem chegar no aeroporto para dizer que, com o aeromóvel, é muito melhor — sentencia a estudante Jéssica Falkenstein, 23 anos, vinda de São Paulo para uma formatura.
O aeromóvel opera em via elevada e é totalmente sustentável, por possuir propulsão pneumática, ou seja, ser movido a ar. Até outubro, as viagens serão assistidas, funcionando nos dias úteis, das 10h às 16h.
Entenda mais sobre o sistema no infográfico abaixo:
3 Responses to “Agora é pra valer: primeiro aeromóvel do Brasil entra em operação”