Viagens rápidas, conforto e segurança são principais benefícios apontados por quem utiliza o serviço com frequência.
Um ano após o Rio de Janeiro ganhar seu primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) – o Transoeste, uma pesquisa realizada pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) mostra que 93% dos passageiros estão satisfeitos com o modal, que surgiu para melhorar a vida das pessoas.
Para o estudo, foram realizadas duas mil entrevistas com usuários de 15 a 64 anos que utilizam o BRT Transoeste pelo menos três vezes por semana. Eles avaliaram três quesitos: estações, viagens e forma de pagamento.
A rapidez foi a grande vantagem apontada: 89% afirmaram que as viagens ficaram mais rápidas em relação aos ônibus convencionais, com uma redução expressiva de 35 minutos em média.
Já em relação às estações, os benefícios mais citados pelos usuários foram o conforto (31%) e a segurança (30%). A limpeza das estações (18%) e a facilidade de acesso (11%) também são aspectos positivos identificados.
Outro atrativo é a possibilidade de integração: 59% dos usuários utilizam o Bilhete Único, que pode ser carregado em terminais de autoatendimento na própria estação; 28% utilizam o Vale Transporte; e apenas 6% utilizam o dinheiro na compra do passe.
Em uma avaliação geral do sistema BRT Transoeste, numa nota de 0 a 10, a média dada pelos entrevistados foi de 7,64.
O Transoeste é resultado de um longo trabalho da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fetranspor. A EMBARQ Brasil (produtora deste blog), colabora com este projeto desde 2010, com uma série de ações: auditorias de segurança viária, simulador BRT, workshop de marketing, alinhamentos estratégicos e Experiência BRT.( Saiba mais sobre o sistema BRT no Rio de Janeiro)
Transoeste ainda enfrenta desafios
Neste primeiro ano de operação, não restam dúvidas sobre os benefícios do sistema BRT. Não é à toa que o percentual de satisfação aumentou em 3% (com dois meses de operação, foi realizada pesquisa de satisfação que resultou em 90% de usuários satisfeitos com o Transoeste).
No entanto, ainda há desafios a serem vencidos. Os principais deles, apontados pelos entrevistados, são a superlotação (30%) e o tempo de espera dos ônibus (47%).
O secretário municipal de Transporte do Rio, Carlos Roberto Osório, explicou em entrevista ao RJTV (rede Globo), que isso se dá em razão da alta demanda, que é maior do que a inicialmente prevista para o serviço. Ele anunciou que a prefeitura determinou a aquisição de 12 novos ônibus articulados que devem chegar neste mês à cidade, além de disponibilizar mais ônibus em estações onde há mais passageiros.
Clique na imagem abaixo para acessar a pesquisa completa: