Vencedora da promoção de aniversário do TheCityFix Brasil, Denise Chagas, está participando do III Congresso As Melhores Práticas SIBRT na América Latina. O evento é palco de grandes discussões sobre o transporte urbano coletivo da América Latina.
São 22 palestrantes internacionais, especialistas em transporte público urbano, com destaque para Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. Também participam prefeitos das principais cidades brasileiras, como Curitiba e Belo Horizonte.
Denise, que está acompanhando as discussões de perto, conversou com a nossa equipe sobre o papel da mobilidade urbana na vida das pessoas e do que as cidades precisam para ser mais sustentáveis. Confira a entrevista:
TCFB Qual a sua relação com transporte e mobilidade?
DC Acredito que todos que vivem em sociedade têm relação direta com transporte e mobilidade, pois esse é um tema que faz parte de nosso dia a dia. O que nos diferencia é se nos interessamos em saber o que podemos fazer para que seja melhor. Trabalho com pesquisa em segurança viária e acredito que uma mudança positiva depende da nossa participação ativa.
TCFB O que mais gostou no Congresso SIBRT?
DC A oportunidade de estar presente no Congresso SIBRT está sendo incrível. As palestras e apresentações estão ampliando meu horizonte e permitindo que eu possa compreender ainda mais o papel do trabalho que estou desenvolvendo. Ouvir pessoalmente a palestra do Jaime Lerner mostra que a dedicação ao planejamento com visão de futuro para o bem coletivo das metrópoles passa por mobilidade e transporte publico sustentável e de qualidade.
TCFB Na sua visão, de que uma cidade precisa para ser sustentável?
DC Acredito que a sustentabilidade não pode ser banalizada em ações isoladas, deve se estender as todas as atividades e ações das cidades. Para ser sustentável, é preciso que haja uma visão sistêmica. Nossos sistemas de transporte precisam ser remodelados privilegiando o transporte público e a integração entre modais.
TCFB Qual o papel da mobilidade urbana nas cidades e na vida das pessoas?
DC A mobilidade urbana precisa propiciar igualdade de acesso à população. É fundamental que permita os deslocamentos necessários para o desenvolvimento e crescimento sócio econômico das cidades.
TCFB Notamos que você é uma cidadã engajada. Tem alguma mensagem para os leitores sobre a importância da relação das pessoas com suas cidades?
DC As pessoas fazem parte do sistema e portanto são atores ativos, têm o poder de transformação. É preciso ampliar a consciência de que cada um precisa fazer seu papel com uma visão mais voltada para o coletivo.
TCFB Algo a mais que gostaria de acrescentar?
DC Gostaria de agradecer pela oportunidade de colaborar com a minha opinião. Acho importante buscar o crescimento inteligente e mais humano para as nossas cidades.