os conteúdos deste blog agora estão em wribrasil.org

Print Friendly, PDF & Email
Opera para bicicletas em Portugal

Opera para ciclistas ao longo do rio Douro (Foto: DR)

No próximo final de semana, dias 8 e 9 de junho, acontece na cidade do Porto, em Portugal, o Serralves em Festa. O festival, este ano em sua décima edição, oferece uma série de atividades envolvendo música, teatro, circo contemporâneo, dança, cinema, leituras e oficinas, tudo de forma gratuita.

Um dos diferenciais dessa edição é que o evento teve um pré-início. Desde 26 de junho, como preparação para o festival, o Serralves estreou uma ópera para bicicletas para ser ouvida pedalando ao longo do rio Douro, conforme a partitura vai sendo acionada através de GPS. Chamada Opera Fixi, a peça é uma encomenda do festival à britânica Kaffe Matthews.

A música pode ser ouvida até o dia 9 de junho, fim do festival, por qualquer um que utilizar uma das 12 bicicletas amarelas estacionadas no antigo posto de turismo da Praça do Infante. Trata-se de uma partitura lida em movimento. Conforme se avança ao longo do rio Douro, as colunas vão debitando diferentes sons, que variam conforme o local onde se esteve e a direção que se vai tomar.

Superoriginal, não? Se você está em Portugal, não deixe de aproveitar a experiência.

Saiba mais sobre a ideia aqui.

Fonte: porto24

Print Friendly, PDF & Email

No comments yet.

Add your response