Por Luísa Zottis
Elas reduzem o sedentarismo, promovem o bem estar e melhoram a saúde de quem está pedalando. Que tal se as bicicletas também levassem alegria para quem as vê? Este é o caso de duas bikes, a Bibliocicleta e a piano-bike, que andam fazendo boas ações por onde passam.
Para promover uma verdadeira mobilidade musical, o americano Gary Skaggs resolveu adaptar um antigo piano para levar seu amor pela música aos pedestres de São Francisco. A magrela, em forma de triciclo, é carregada até ruas planas dentro de uma van, porque não seria seguro andar com um piano sobre rodas em ruas íngremes. Skaggs contou à imprensa local que a melhor parte do seu dia é observar as reações das pessoas quando ele pedala com sua música.
Já a Bibliocicleta, no Brasil, tem a missão de difundir a literatura no município de Simões Filho, Bahia, promovendo o acesso de comunidades carentes à leitura, em especial aos mais novos. Ela é mantida por doações constantes e circula por escolas, praças, parques e outros locais frequentados por crianças e adolescentes. Em cada pedalada, livros são cedidos aos leitores.
A magrela foi desenvolvida em 2009 para um trabalho de conclusão do aluno Augusto Leal, do curso de Design na Universidade Federal da Bahia. Em 2010, o projeto representou a Bahia na Mostra Novíssimos da III Bienal Brasileira do Design e, no ano seguinte, ficou entre os trezentos finalistas do IF Concept Award. Ainda em 2011, a Bibliocicleta recebeu o prêmio de Ponto de Leitura do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (Minc).
Fontes: Ciclo Vivo e Portal Mobilize
One Response to “Bicicletas para o bem”