Lanzhou é a mais nova cidade da China a receber um sistema BRT (Bus Rapid Transit). A capital da província Gansu, no noroeste do país, tem uma população de 3 milhões de habitantes e desde 28 de dezembro conta com o serviço de ônibus rápidos em corredores exclusivos. O sistema é o terceiro de alta capacidade no continente asiático, após a construção dos BRT de Gangzhou (China) e Brisbane (Austrália).
O BRT de Lanzhou possui 9 km de extensão e serve a 110 mil passageiros por dia, chegando a ter uma demanda de 4 mil passageiros por hora por sentido em horários de pico. No total, são 15 estações que chamam atenção pelo conceito particular de “estação-partida”, com ônibus parando nos dois lados da plataforma e no mesmo sentido. Segundo os idealizadores do projeto, este design oferece quase a mesma capacidade de uma estação BRT tradicional, mas possui a metade do comprimento e apenas um metro a mais de largura.
O projeto faz parte de um programa de financiamento de US$ 150 milhões do Banco Asiático de Desenvolvimento, direcionados à mobilidade de Lanzhou.
Clique aqui para saber mais detalhes sobre o BRT de Lanzhou e aqui para ver mais fotos.
Saiba mais sobre os sistemas BRT ao redor do mundo acessando o BRTData.org!
Fotos: ITDP