os conteúdos deste blog agora estão em wribrasil.org

Print Friendly, PDF & Email
Qual o poder do marketing no setor de transportes?

Inspirada na mudança do paradigma perceptivo de que o passageiro de ônibus sonha com a chance de deixar o transporte coletivo e passar para o carro, a diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane D. Fernandes, apresentou dados que começam a mostrar uma transformação. “Megacidades, como São Paulo, estão próximas do colapso em função do congestionamento. Em setembro (2012), o Ibope divulgou pesquisa em que 65% da população afirmou que abandonaria o automóvel se houvesse um sistema de transporte coletivo de qualidade”, afirmou a jornalista. E qual é este sistema? O que o usuário espera do transporte coletivo? “Um sistema que reúna os atributo básicos de conectividade, velocidade e confiabilidade”, complementa.

Com a evolução econômica brasileira, um grande número de usuários do transporte coletivo passou a ter condições de comprar seu veículo próprio. A mudança traz novas opções aos passageiros, obrigando o transporte coletivo a equilibrar o foco entre produto (o sistema em si) e clientes (passageiros).

Segundo a especialista, os operadores de ônibus precisam perceber que, apesar de poderoso, o marketing não pode ser efetivo sozinho. “Nenhuma estratégia de marketing se sustenta se não houver um sistema de qualidade. O marketing torna-se poderoso quando seu produto é, de fato, bom. O marketing, sozinho, não faz milagre”, avalia.

A Rede EMBARQ lançou, em maio de 2011, o manual De Lá Pra Cá, uma publicação focada na pesquisa realizada pelos especialistas da organização. Rejane Fernandes apresentou a versão em português adaptada pela EMBARQ Brasil como referência para gestores públicos e privados na orientação de seus planos de comunicação e marketing.

Rejane D. Fernandes foi repórter, redatora, produtora, editora, correspondente internacional em Madrid e Nova Iorque, por uma década dirigiu sua própria empresa de comunicação e marketing, trabalhando com clientes nos setores público e privado para o lançamento de novos produtos e serviços, promoção e organização de feiras, seminários, palestras e outros eventos especiais que ajudaram a melhorar as vendas, aumentar a credibilidade, a mudar paradigmas e introduzir novos conceitos. Presentemente é diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil.

A versão em PDF do manual pode está disponível no link abaixo.

 CLIQUE AQUI e baixe a versão em PDF do manual De Cá para Lá.


Print Friendly, PDF & Email

No comments yet.

Add your response