No mês passado, a Inglaterra lançou sua primeira autoestrada com postos de abastecimento para carros elétricos. Seguindo a tendência de investimento em mobilidade sustentável na Europa, Portugal e Espanha se uniram para construir a primeira rodovia para veículos elétricos que ultrapassa fronteiras nacionais.
O projeto “Mobi2Grid” percorrerá o trajeto de Porto a Vigo, na região da Galiza na Espanha, com oito postos de recarga elétrica distribuídos pela rodovia. No total, serão gastos cerca de 1,8 milhões de euros, que estão sendo financiados em 70% pelo Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional – IFDR, e o restante por investidores privados de ambos os países. A previsão é de que a autoestrada esteja pronta ainda em outubro deste ano.
O objetivo é oferecer mais opções de trajetos aos donos de veículos não poluentes e também incentivar que outros motoristas optem por um transporte mais sustentável. Portugal vem investindo em energias limpas no setor de mobilidade e já é referência internacional no assunto. Justamente por isso a MOBI.E lusa será a responsável pelo sistema de controle de monitoração de todos os postos de abastecimento da rede Mobi2Grid.
O projeto pioneiro a nível internacional foi desenvolvido em conjunto pelo Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) e pelo Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG). A iniciativa está alinhada com as prioridades da União Europeia, do programa de cooperação transfronteiriço Portugal-Espanha, assim como com as políticas específicas da Euro-Região. Com isso, os dois países dão um importante passo em direção à mobilidade sustentável na região, cumprindo o compromisso firmado na Declaração conjunta para a Mobilidade Elétrica na Europa, assinada em 2010 por França, Alemanha, Espanha e Portugal.
Fonte: E-Move