
BRT Guangzhou percorre um dos corredores mais movimentados na cidade e carrega 800.000 passageiros por dia (Foto: ITDP)
O Prêmio Transporte Sustentável, criado pelo ITDP – Institute for Transportation & Development Policy, é dado anualmente à cidade que mais progrediu ao longo do ano para aumentar a mobilidade para seus habitantes, reduzindo os poluentes e emissões de gases de efeito estufa e melhorando a segurança e o acesso para ciclistas e pedestres. Em sua oitava edição, os premiados serão apresentados em janeiro, em Washington D.C. Este ano, foi criada a categoria “Compromisso Permanente com o Transporte Sustentável”. A EMBARQ, produtora deste blog, é um dos membros do Comitê Diretor.
Este é o primeiro ano que o público pode contribuir com nomeações. Indique uma cidade aqui: http://st-award.org
Vencedores das últimas edições:
- Guangzhou, China (2011): O novo sistema BRT de última geração de Guangzhou é integrado com ciclovias, compartilhamento de bicicletas e estações de metrô, o que aumentou o nível para todas as cidades.
- Ahmedabad, Índia (2010): Em apenas alguns meses em funcionamento, o BRT Ahmedabad Janmarg transformou o transporte no Sul da Ásia e se tornou um modelo para o futuro do transporte na índia e em todo mundo.
- New York City, Estados Unidos (2009): New York mostrou que ímpeto politico, liderança forte e engajamento de seus cidadãos podem direcionar reformas profundas no transporte.
- Paris, França & Londres, Reino Unido (2008): Paris revolucionou o compartilhamento de bicicletas com seu sistema individual de transporte coletivo chamado Vélib (“Bicicletas livres”). Londres é a maior cidade a adotar multas de congestionamento e seu sucesso tem inspirado cidades ao redor do globo.
- Guayaquil, Equador (2007): O sistema BRT Metrovía abriu seus primeiros 15 km em 2007.
- Seul, Coreia do Sul (2006): Sob o comando do prefeito Myung Bak Lee, uma auto-estrada elevada que antes cobria o rio Cheonggyecheon no centro da cidade foi substituído por um parque à beira do rio, com calçadas de qualidade para caminhadas e praças públicas.
- Bogotá, Colômbia (2005): O BRT TransMilênio integrou a infraestrutura das bicicletas ao transporte público, redefinindo e recuperando o espaço público para seus cidadãos.
Os finalistas serão escolhidos pelo Comitê Diretor, formado por especialistas e organizações que trabalham com transporte sustentável mundialmente.
Membros do comitê:
- EMBARQ
- Institute for Transportation & Development Policy (ITDP)
- Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
- International Association of Public Transport (UITP)
- Transportation Research Board (TRB)
- United Nations Centre for Regional Development (UNCRD)
- Clean Air Initiative for Asian Cities
- Clean Air Initiative for Latin American Cities