Alguém pisa na minha sombra e isso me incomoda mais do que deveria. Os passos são apressados. Estou já na esquina. Cruzo pela terceira pessoa desconhecida que vai passar ao meu lado antes mesmo de avistar a primeira. Desvio do cachorro que está na porta do supermercado e ainda nem atravessei a rua. Estou atravessando a rua sem tirar os pés para fora de casa. Estou saindo de casa antes mesmo de levantar da cama. Adiando o despertador para mais cinco minutos quando levanto na madrugada para assaltar a geladeira. Servindo dois bifes, o dobro de salada e menos arroz. Antes das oito, quando bato o ponto no trabalho.
Hora de sair. Antecipo o ônibus lotado. E nesse caso as expectativas são superadas. Demora o dobro do tempo e vem com o dobro de pessoas. No tempo a mais, aproveito para pensar na janta. Na comida do cachorro que está quase acabando. A janta sobra. Coloco num pote para levar amanhã de almoço. Economizo. Acabo, na verdade, dando para o cachorro o resto de comida. Ele não agradece. E é só no exato momento em que estou servindo o segundo bife no almoço do dia seguinte que o ônibus chega. Pronto.
Desligo o despertador. Saio de casa. Sinto o calor do sol nas minhas costas. Uma sombra comprida se estende dois metros à frente. A sombra tem o dobro do meu tamanho e antecede meus passos. Aí alguém pisa nela. Isso tudo depois, na semana que vem.
***
A série Mobilidade em 1 Instante, do TheCityFixBrasil, é movida pela fotografia. Trazemos imagens que nos inspiram e que permitem uma reflexão sobre a mobilidade e a vida nas cidades. Se você quiser participar, com um texto ou uma fotografia, será muito bem-vindo a bordo! Escreva para nós: cidades@wri.org