3. Plano de Mobilidade de Santiago tornará sete ruas do centro exclusivas para o transporte coletivo e não motorizado
Em abril deste ano, Santiago lançou seu Plano Integral de Mobilidade, que tem o objetivo de ser um guia para a construção de uma cidade mais sustentável, com espaços públicos agradáveis e seguros para todos. Dividido em várias subáreas de planejamento, o plano inclui uma seção específica para a área central da cidade.
2. Ruas Vivas: zonas livres de carros se espalham pela cidade de Gent, na Bélgica

Iniciativa transforma ruas na Bélgica proibindo a circulação de carros (Foto: Lab Von Troje/Reprodução)
O projeto Ruas Vivas, ou Leefstraat, começou em 2013 com um pedido à população: que imaginassem como seria um futuro sustentável para a cidade. O desejo das pessoas, conforme foi possível aferir, eram zonas livres de carros – pequenas praças com vias para a circulação de bicicletas e transporte público e espaço de lazer para crianças e adultos.
1. Road diets: redesenhando as ruas em prol da segurança
Em setembro, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos anunciou uma nova campanha para reduzir os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas. A iniciativa prevê intervenções no design para garantir que as ruas sejam mais seguras e eficientes para as pessoas que se deslocam a pé e de bicicleta – que sejam desenhadas de forma a promover o comportamento prudente no trânsito.