Espaços públicos são muito mais que praças, parques e as ruas da cidade. Promover verdadeiras transformações urbanas, revitalizar comunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas são algumas das importantes funções que eles exercem na vida urbana.
O Urban Open Space Award foi criado para reconhecer esses espaços, elegendo todo ano um espaço público que tenha promovido melhorias nas comunidades em que estão inseridos e sejam de qualidade. Enquanto o grande vencedor não é revelado, conheça os seis finalistas da premiação:
Marina Bay, Singapura
Localizada no coração de Singapura, Marina Bay traz uma interessante combinação entre moradia, trabalho e lazer. A área foi progressivamente recuperada ao longo de 40 anos a partir da década de 70, para que o distrito de negócios crescesse em torno da orla urbana. É uma zona vibrante que mistura os usos comercial, residencial, hoteleiro e de lazer. Bem servida de transporte coletivo, é um ‘pulmão verde’ na cidade.
Millenium Park, Chicago
O Millenium Park foi inaugurado em julho de 2004, numa parceria entre a prefeitura de Chicago e a comunidade filantrópica Millenium Park Foundation (MPF). Fica numa área de 16 acres construída sobre dois estacionamentos subterrâneos, estação de trem e via de ônibus, tornando-se uma das maiores paisagens sobre “telhados públicos” nos Estados Unidos. Concertos, jardins, áreas de lazer, patinação no gelo, festivais, feirinhas, arte interativa – tudo com acesso gratuito – disponível para residentes e turistas.
Myriad Gardens, Oklahoma
Entre 2009 e 2011, a cidade de Oklahoma, a Fundação Myriad Gardens e a Aliance para o Desenvolvimento Econômico investiram 42 milhões de dólares para transformar por completo o Myriad Gardens. Com os recursos, a área totalmente inutilizada virou um parque com jardins completamente redesenhados que melhoraram a qualidade de vida e promoveram o renascimento de toda a cidade.
Thousand Lantern Lake Park System, GuangDong – China
O parque representa para a cidade um sucesso de infraestrutura que é parte de uma abordagem estratégica de transformação urbana ao longo dos últimos 15 anos. É um exemplo em desenvolvimento orientado pelas pessoas, e fornece soluções criativas para atrair pessoas para o seu recém-construído zona financeira high-tech.
Tongva Park and Ken Genser Square, Santa Monica
Moldado por ampla participação pública, o projeto cria uma série contemporânea e transformadora de jardins e espaços ativos que redefiniram e interligaram o centro de Santa Monica.
Washington Canal Park, Washington DC
Localizado num antigo estacionamento de ônibus escolares, este parque do tamanho de três quadras está ao longo de um canal da capital americana. O jardim funciona como um sistema integrado de águas pluviais que economiza 1,5 milhão de litros de água potável por ano à cidade.