os conteúdos deste blog agora estão em wribrasil.org

Print Friendly, PDF & Email
Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Compromisso global por ônibus mais verdes

Vinte prefeitos assinaram um pacto de compromisso por ônibus mais limpos em suas cidades durante Fórum do C40. Quatro deles são brasileiros. (Foto: Milton Jung/Flickr)

Na América Latina, o transporte coletivo por ônibus é um importante conector a empregos, saúde e educação. Com a expansão urbana cada vez maior, no entanto, a necessidade de viagens motorizadas em longas distâncias culmina em mais emissões de gases de efeito estufa e traz um desafio e tanto ao desenvolvimento sustentável e qualidade de vida nas cidades.

Leia mais →

 

2. #VaiTerCicloviaSim

(Foto: William Cruz/Vá de Bike)

O carro é mais importante que a bicicleta? A resposta simples não parece tão óbvia assim. O Ministério Público de São Paulo que o diga ao ter suspendido a construção de ciclovias na capital paulista – decisão que felizmente foi revertida graças ao engajamento social que reuniu mais de 20 mil assinaturas online e levou, na sexta-feira (27) milhares de pessoas às ruas em 45 cidades, sobre duas rodas, é claro!

Leia mais →

 

1. Nossa Cidade: os oito princípios da calçada

As três faixas de uma calçada bem dimensionada. (Foto: Luísa Schardong/EMBARQ Brasil)

Andar a pé é a forma mais democrática de se locomover. É o meio de transporte mais antigo e o mais recorrente em todo o mundo e não tem custo nenhum além de algumas calorias. Apesar disso, as pessoas caminham cada vez menos. Seja porque as cidades estão mais espalhadas, seja porque as calçadas, vias por onde as pessoas caminham, são verdadeiros obstáculos. Falta de pavimento, largura inadequada e veículos estacionados irregularmente são apenas alguns dos indícios de que as calçadas estão sendo sufocadas, há décadas, por outros meios de transporte menos saudáveis – tanto para os usuários quanto para as cidades.

Leia mais →

Print Friendly, PDF & Email

No comments yet.

Add your response