3. O mapa das mudanças climáticas

Em Nova York, a marcha pelo clima reuniu cerca de 400 mil pessoas: “Para mudar tudo, é preciso de todo o mundo”. (Foto: South Bend Voice/Flickr)
Na semana em que representantes de países do mundo inteiro estão reunidos em Nova York para a UN Climate Summit, o jornal britânico The Guardian atualizou o Carbon Map, ferramenta interativa que permite ao usuário comparar uma série de dados relativos às mudanças climáticas e emissões de poluentes e ver como eles se correlacionam em escala global.
2. No meu quintal, não!

As mudanças em São Paulo: “Enquanto não nos dispusermos a fazer concessões pelo bem estar comum, nunca nenhum projeto será bom o suficiente para tornar São Paulo a cidade que sonhamos ter”. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)
São Paulo está passando por mudanças. Muitas ao mesmo tempo e algumas bem profundas, que pisam nos calos do paradigma conservador que a cidade cultiva com tanto orgulho. E enquanto muitos aplaudem, muitos outros vaiam. Às vezes nem por oposição estrutural, mas apenas pelo receio da mudança na sua confortável realidade. No mundo do planejamento urbano, há um nome para isto: NIMBY.
1. Conheça o novo parklet de São Paulo

Grupo de amigos conversa no novo parklet do bairro Pinheiros, em São Paulo, o sétimo miniparque da capital paulista. O TheCityFix Brasil conferiu a inauguração. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)
O sossego de aproveitar a cidade ao ar livre parece cada vez mais escasso nos centros urbanos. Estamos dentro de escritórios, ao ar condicionado, sem tempo pra sair. Na contramão dessa lógica, uma iniciativa nascida em São Francisco, nos Estados Unidos, propôs, então, levar os parques até às pessoas. Como? Através dos parklets. Estas minipraças também estão conquistando São Paulo, que ganhou hoje seu sétimo parklet, no bairro Pinheiros.