A segunda cidade mais populosa dos Países Baixos é conhecida principalmente por abrigar o maior porto da Europa, mas não fica atrás quando o assunto são as bicicletas. Rotterdam é dona da segunda maior rede cicloviária do mundo, com 1600 km entre ciclovias e ciclofaixas – perde apenas para Hamburgo, na Alemanha, com 1850 km. E mais um exemplo de que as bikes são prioridade por lá é a De Groene Verbinding, ou Green Connection, uma ponte exclusiva para pedestres e ciclistas inaugurada em junho.
Com 190 metros de extensão, a ponte foi construída para ligar Rotterdam uma reserva natural e área de lazer de 600 hectares, ainda em construção no sul da cidade. Foram cerca de nove milhões de euros gastos em uma estrutura que, tanto quanto pela funcionalidade, chama a atenção pelo design. Projetada pelo arquiteto Marc Verheijen, a Green Connection é formada por uma malha de tubos que se conectam diagonalmente, criando uma forma oval.
Foram 30 meses até a ponte ficar pronta. Mas a maior parte do trabalho aconteceu em uma fábrica a 130 km de distância da localização final da ponte: construída em duas partes separadas, a Green Connection foi levada de navio até Rotterdam.
No mapa baixo, é possível ver a localização da ponte em amarelo:
Green Connection em números
- 655 toneladas de aço
- 32 bridge decks
- 480 tubos de aço
- 960 conexões soldas
- 608 painéis de metal expandido
- 625 metros de corrimão
- 190 metros de extensão
- 9 metros de altura
- 6,5 metros de largura
Fonte: Bicycle Dutch