Um projeto inovador nascido em São Paulo pode ser o primeiro passo para mudar o modo como as empresas pensam o transporte de seus funcionários.
O Señores, um laboratório criativo instalado na Rua Augusta, resolveu experimentar algo diferente e passou a oferecer bicicletas como alternativa ao VT para aqueles que preferissem a pedalada.
Chamado de Bike da Firma, o projeto ainda está em fase de testes, mas o pouco tempo de funcionamento – oito meses – já garantiu resultados bastante positivos, alcançando inclusive outras instituições.
Funciona assim: as empresas parceiras recebem a “bike da firma”, a bicicleta customizada do projeto, dobrável e elétrica e, partir daí, os funcionários participantes precisam apenas baixar um aplicativo e começar a pedalar. A cada 100 km somados, uma recompensa coletiva diferente é oferecida aos ciclistas – rodadas de chopp, aulas experimentais, desconto na compra de livros, pôsteres, camisetas, tem de tudo. Atualmente, 236 km já foram percorridos – a meta é chegar aos mil.
E os números comprovam os benefícios: até agora, o grupo já queimou mais de quatro mil calorias, economizou 18 litros de gasolina e deixou de emitir 47 quilos de CO2.
Gostou? Qualquer empresa interessada pode participar. A partir do pagamento de uma taxa mensal, a Bike da Firma oferece a estrutura e a tecnologia necessárias para que os funcionários comecem a pedalar. Além do Señores, participam também Antfood, Ponto de Contato e Lema, além da Miami AD School/ESPM, que disponibiliza o benefício para funcionários e estudantes.
Fontes: Ciclo Vivo, Bike da Firma