A cidade de Buenos Aires, na Argentina, ganhou o 9th Annual Sustainable Transport Awards (em tradução livre, Prêmio Anual de Transporte Sustentável). A cidade foi premiada pela redução da emissão de gás carbônico (CO2 ) e investimentos na segurança para pedestres e ciclistas em 2013. “O sucesso de Buenos Aires prova que você pode sonhar com uma cidade sustentável” disse o Secretário de Transporte, Guillermo Dietrich, ao receber o prêmio.
No último ano, Buenos Aires repaginou totalmente a avenida 9 de Julio, uma das mais largas do mundo. A cidade substituiu as pistas de tráfego de carros por pistas exclusivas para ônibus, para que o BRT (Bus Rapid Transit) pudesse oferecer maior qualidade. O BRT da capital argentina possui 17 estações ao longo da avenida e acomoda 11 linhas de ônibus e a estimativa é que se transporte cerca de 200 mil passageiros por dia.
Buenos Aires também adicionou 23 quilômetros no corredor Metrobus Sur e transformou dezenas de quadras do centro da cidade em um local que estimula o caminhar e o pedalar pela cidade, além de promover a cultura em vez do uso de carros. A capital da Argentina manda uma forte mensagem de que é uma cidade para pessoas, não somente para carros. Será que no Brasil conseguiremos repetir essa façanha?
O PRÊMIO
Estabelecido em 2005, o Prêmio de Transporte Sustentável é dado anualmente para a cidade que implementa projetos de transporte inovadores e sustentáveis no ano anterior. As ações devem devem promover mobilidade para os moradores, reduzir as emissões de poluição nos transportes e incentivar a segurança e o acesso para ciclistas e pedestres.
Fonte: Cities Today
2 Responses to “Cidade de Buenos Aires ganha prêmio de sustentabilidade”
Trackbacks/Pingbacks