Você lembra do carro que detecta ciclistas e freia automaticamente em situações de risco? Um grupo de estudantes da Northeastern University, em Boston (EUA), teve a mesma ideia, só que ao contrário. Eles criaram iBAPS, bike inteligente capaz de detectar a aproximação de carros e de emitir alertas sonoros.
Funciona da seguinte maneira. Um sistema a laser demarca uma “zona segura” no chão com a largura necessário para pedalar com segurança. Se há muita aproximação ou a barreira é invadida – por carros ou pedestres, por exemplo – um alerta é disparado, sinalizando a presença do ciclista. Já o guidão cumpre dupla função. Ele vibra numa aproximação em alta velocidade a cruzamentos, que são foco de acidentes segundo estatísticas.
A sigla iBAPS significa Sistema Interativo de Prevenção de Acidentes Ciclísticos. Isso porque ela pode ser sincronizada com um app via Bluetooth que armazena dados de comportamento e as rotas mais seguras. Outra curiosidade é que as peças foram feitas pela impressora 3D da própria universidade. Com o protótipo, a equipe conquistou dois prêmios acadêmicos. A má notícia é que, por enquanto, a smart bike não é comercializada. No entanto, os criadores estão aprimorando o protótipo que, segundo eles, têm forte potencial comercial e está em falta no mercado.
Nós também já mostramos aqui no blog um mecanismo semelhante, com o objetivo de salvar vidas no trânsito. O primeiro sistema do mundo de detecção de ciclistas que freia o carro sozinho em situação de risco. Com um radar e câmera de alta resolução, o sistema detecta objetos e sua distância em relação ao veículo. Na iminência da colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo, automaticamente.
Fonte: Inhabitat
Fotos: Brooks Canaday/Northeastern University