Depois de anunciar seu BRT, São José dos Campos se prepara agora para construir um plano de mobilidade urbana.
Nessa quinta-feira, 12, a cidade recebeu o workshop A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana, realizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal, a EMBARQ Brasil e o IPPLAN – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento. Noventa pessoas, entre secretários e demais funcionários da prefeitura, participaram do evento, que envolveu apresentações, dinâmica de grupo e uma série de discussões sobre o uso do espaço viário, diferentes tecnologias e a necessidade de uma rede de transportes integrada e multimodal, entre outros tópicos. Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação técnica entre São José dos Campos e a EMBARQ Brasil.
Num momento em que planejamento urbano, mobilidade e sustentabilidade são tópicos discutidos em escala global, as cidades preparam-se para o futuro com projetos que englobam esses elementos, listando desafios e prioridades. Carlinhos Almeida, prefeito de São José, destacou a importância de se construir um plano de mobilidade nesse contexto:
“A cidade é um organismo vivo, tudo está interligado, e o sucesso de uma comunidade depende da capacidade de lidar com todos os elementos de forma integrada. E a mobilidade urbana é o que faz a ligação entre todos esses elementos que compõem a cidade. É preciso buscar soluções inovadoras para os problemas de mobilidade, mas o conhecimento é fundamental, e por isso o trabalho com a EMBARQ Brasil é tão importante”.
O grande objetivo do workshop é auxiliar as cidades a construírem seus planos de mobilidade urbana de forma sustentável e contando com um bom planejamento. Nesse sentido, foi fundamental o debate sobre a visão de cidade que São José dos Campos deseja para si e a consideração das necessidades da população.
“O que a população quer é conectividade, rapidez e confiabilidade, e isso envolve a distribuição do espaço das vias. E para discutir o uso do espaço viário, o que é fundamental, é preciso dizer que desestimular o uso do carro é diferente de proibir. A questão é distribuir esse espaço de forma equilibrada entre os diferentes modais”, destacou Luis Antonio Lindau (foto), diretor presidente da EMBARQ Brasil.
Diretrizes para os cenários de mobilidade
Durante a tarde, uma dinâmica de grupo envolveu o público na elaboração de prioridades para o plano de mobilidade de São José. Divididos em grupos, seguindo a metodologia World Café, os participantes debateram com os representantes da equipe da EMBARQ Brasil dentro de oito eixos temáticos:
- pedestres e ciclistas
- espaços públicos e novas urbanizações
- transporte coletivo
- veículos privados
- sistema viário
- participação popular
- transporte de carga urbana
- táxis
Com a discussão coletiva de ideias para cada uma dessas áreas, os participantes definiram juntos as diretrizes para São José, e o resultado foi uma lista de elementos que serão a base da construção do plano de mobilidade da cidade.
Para saber mais detalhes sobre o workshop, confira a nossa cobertura.
Fotos: Mariana Gil/EMBARQ Brasil