os conteúdos deste blog agora estão em wribrasil.org

Print Friendly, PDF & Email
Artista transforma sucatas de bicicleta em esculturas caninas

Sempre que encontro por aí alguma coisa criativa relacionada a bicicletas penso em compartilhar aqui no TheCityFix Brasil, afinal esse é o nosso espaço para falar de boas ideias e mudanças reais no transporte sustentável e no desenvolvimento urbano. Lendo as novidades do Hypeness encontrei essa artista israelense:

O trabalho da Nirit Levav se chama “How! Wow!” e utiliza sucatas de bicicleta encontradas em oficinas para criar esculturas de cães. O que começou como uma experiência acabou virando uma série de lindos cachorros, de diferentes raças e até em poses “cotidianas”. O que chama a atenção no trabalho da artista, que já trabalhava com esculturas feitas de materiais como sementes e gravetos, é o uso de sucata, materiais que não poderiam mais ser aproveitados para nada e que se transformam em arte a partir da criatividade dela. A ideia de fazer cães surgiu naturalmente, ao analisar o material descartado na oficina de bicicletas de seu filho. Segundo a artista, a cada cão que ela fazia, já começava a ter ideias de como fazer um próximo, e o projeto já rendeu 25 esculturas de cães de diferentes raças e poses, que podem pesar até 150 kg.

Em uma entrevista por e-mail, a artista me contou que seu interesse na reciclagem de materiais descartados vem de infância, um hábito cultivado pelos pais, que a ensinaram desde cedo a reaproveitar aquilo que já não servia mais ao seu propósito original. “Eu acredito que o lixo de uma pessoa  pode ser o tesouro de outra”, afirma Nirit. Quando começou a se dedicar à arte, buscou diversos materiais que poderia reciclar e transformar em algo novo, e foi assim que descobriu as sucatas de bicicletas. “Eu me apaixonei pela flexibilidade das correntes e então decidi expandir meu trabalho com isso”, complementa ela.

Confira abaixo algumas das esculturas caninas (as minhas preferidas!), todas com riqueza de detalhes e caracterizações fieis às raças, como o cocker spaniel e suas franjas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Processo de construção das esculturas, antes de aplicar as peças de bicicleta.

 

(Todas as fotos foram fornecidas pela artista para divulgação.)

 

Print Friendly, PDF & Email

No comments yet.

Add your response