
Representantes de diversos países estão reunidos essa semana na Cidade do México para discutir o futuro da mobilidade urbana. O VII Congresso Internacional de Transporte Sustentável (organizado pelo CTS-EMBARQ México), que tem como temática “Caminhando em direção ao futuro” acontecerá esse ano juntamente com a XIII Conferência Internacional do Caminhar e Viver, organizada pela Walk 21. Ambos ocorrem entre os dias 1 a 4 de outubro.
Em uma era em que um dos maiores desafios para as cidades de todo o mundo é gerir de forma eficiente e sustentável os deslocamentos urbanos, um evento como este é fundamental para o debate e a reflexão sobre o transporte urbano do presente e o que queremos para o do futuro. Serão quatro dias de palestras, discussões e workshops sobre melhorias para o transporte coletivo, incentivo ao transporte não motorizado e medidas de gestão do uso de automóveis. Entre os temas abordados, estarão: desenvolvimento urbano, segurança viária, segurança pública, acessibilidade, emissões de carbono, poluição do ar, questões econômicas e de saúde pública relacionadas ao transporte, entre outros. Também serão apresentados muitos casos de sucesso e “melhores práticas” relacionadas à mobilidade. Os exemplos vêm de cidades como Nova Iorque, Buenos Aires, Munique, Cidade do México e Rio de Janeiro. Clique aqui para ver a programação completa.

Hoje foi realizada a inauguração do evento, no Monumento à Revolução, localizado no centro da Cidade do México. Após a cerimônia, os participantes puderam fazer um passeio pelo Centro Histórico, podendo escolher entre três opções: a pé, de bicicleta ou de Metrobús, o sistema BRT da cidade. Ao fim do passeio, os pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus foram presenteados com uma belíssima apresentação de mariachi, a música tradicional típica do México.


Curiosidades:
- Aos domingos, a rua Paseo de La Reforma (uma das principais avenidas da cidade) é fechada para carros e vira um grande parque para pedestres, ciclistas, patinadores…
- A Cidade do México, com sua região metropolitana, tem mais de 20 milhões de habitantes e uma grande variedade de oferta de transportes, que inclui: sistema BRT, metrô, trólebus, etc.

Trackbacks/Pingbacks