os conteúdos deste blog agora estão em wribrasil.org

Print Friendly, PDF & Email
Sergipe debate gratuidade no transporte público

É possível? Muitos especialistas defendem que a ideia é viável sim, se houver uma boa gestão do transporte coletivo urbano. Por isso, o Setransp promove, nesta quinta-feira (27), um painel de debate sobre a gratuidade no transporte público e a tarifa cidadã, a partir das 19h, em Aracajú, no Museu da Gente Sergipana.

Os expositores convidados são Marcos Bicalho, diretor superintendente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) e Nazareno Stanislau Affonso, arquiteto urbanista, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas e coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT).

Mobilidade para todosOs especialistas vão discutir a inclusão social por meio da qualificação do transporte coletivo, bem como o desenvolvimento sustentável por meio de geração de emprego e renda local. Essa é a bandeira defendida pelo MDT, que aponta cinco eixos para a concretização deste objetivo:

  • Investimento permanente no transporte coletivo
  • Barateamento das tarifas para a inclusão social
  • Prioridade ao transporte público
  • Transporte público com desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente

Para fomentar o debate, o MDT lançou, em 2005, uma campanha de conscientização chamada Ação Nacional Tarifa Cidadã, na qual detalha os itens das planilhas que definem o custo da tarifas e os impactos sociais e econômicos causados pela crise no transporte público. Na ocasião, foram mostradas a viabilidade de medidas relacionadas à justiça tributária, custeio para as gratuidades e preço justo dos combustíveis, itens esses que correspondem a quase a metade do valor que o usuário desembolsa e ainda muito discutido nos dias atuais.

O MDT defende a necessidade da criação de estruturas que permitam a ampliação e a manutenção destas conquistas, com a uniformização dos cálculos tarifários e uma política de priorização do transporte público no trânsito, além da capacitação permanente dos orgãos gestores e das empresas operadoras para a redução dos custos operacionais.

Participe do debate!

Serviço:

Debate sobre a gratuidade no transporte público

OndeMuseu da Gente Sergipana – Av. Ivo do Prado, 398, Centro / Aracaju – SE

Tel.: (79) 3218-1551

Horário: 19h

Com informações de Faxaju.

Print Friendly, PDF & Email

No comments yet.

Add your response