Em maio, mostramos como a falta de espaços adequados para os pedestres nas ruas de Porto Alegre pode ser perigosa e incômoda. Pessoas começaram a usar a ciclovia para caminhadas e protestos na internet apontaram que muita coisa ainda precisa ser feita. Na tentativa de transformar esse panorama, a prefeitura da cidade criou o projeto Minha Calçada, como parte do programa “Eu Curto Eu Cuido”, com o objetivo de revitalizar estes espaços urbanos.
A prefeitura tem a responsabilidade de recuperar calçadas de prédios e parques públicos, além de mobilizar moradores e empresários a cuidarem dos passeios em frente a suas residências e empreendimentos. “Em relação aos particulares, primeiro é feito um levantamento da situação das calçadas, endereço por endereço, e disponibilizado na Internet, após é dado um prazo de 60 dias para o conserto. Transcorrido o prazo, é feita uma verificação, quem arrumou ganha um selo de reconhecimento e quem não o fez recebe uma correspondência dando mais 30 dias sob pena de multa”, explica Ana Maria Pellini, coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional (GAI) da prefeitura.
Desde outubro de 2011, o projeto vem sendo implementado em etapas, bairro a bairro, a partir do Centro Histórico. Além da região central, o Minha Calçada já passou por ruas dos seguintes bairros até agora: Cidade Baixa; Bom Fim; Moinhos de Vento; Floresta; Santana e Menino Deus. Veja a atuação por mês no mapa abaixo:
De acordo com informações da prefeitura, nesta primeira etapa de vistorias, apenas 20% das calçadas estavam em boas condições, contra 80% necessitando de reparos. Atualmente, os números se inverteram e 80% dos passeios monitorados já estão em estado adequado. Além disso, foram registradas menos de 200 multas até agora para quase 10 mil endereços vistoriados. “Isso mostra a adesão da comunidade porto-alegrense à iniciativa”, diz Ana Maria Pellini.