
Londres ainda sofre com o grande aumento no número de carros das últimas décadas. (Foto: Kieren Aris)
Se você tem uma boa ideia para melhorar a mobilidade urbana do mundo, essa é a hora de tirar o projeto da gaveta! Esse ano, a fabricante de vagões e aviões Bombardier Transportation vai promover o YouCity, um concurso interativo para estudantes e profissionais que poderão mostrar criatividade e inovação com seus trabalhos para solucionar os problemas da mobilidade urbana.
A competição será toda online e reunirá projetos que apliquem propostas de avanços para diferentes mercados no mundo, representados por três grandes cidades: Londres (Inglaterra) na categoria mercado maduro; Belo Horizonte (Brasil) na categoria BRICs; e Vienciana (Laos) na categoria mercado emergente.
Para encarar a disputa, os inscritos terão que escolher uma destas três cidades e uma linha de trabalho entre: engenharia (definição de produto, conceito técnico), negócios (modelo de negócio, stakeholders, estratégia de financiamento) ou planejamento urbano (layout de rede, conceitos de urbanismo, integração). Se ficou interessado, corra para montar sua equipe (máximo de cinco pessoas) até o dia 29 de abril! As inscrições devem ser feitas no site www.youcity.bombardier.com.
Além de fomentar ideias inovadoras, o YouCity ainda vai levar a proposta vencedora sobre o futuro da mobilidade urbana para ser apresentada na feira InnoTrans, que acontece em setembro em Berlim (Alemanha). O concurso dá seguimento ao YouRail, apresentado na última edição da InnoTrans, em 2010, que atraiu 4.239 projetos e 8.565 comentários sobre o futuro do design de interiores para trens de passageiros.
Por que Belo Horizonte?
De acordo com o diretor de Comunicação da Bombardier Transportation, Luis Ramos, a escolha de Belo Horizonte como cidade modelo dos BRICs foi feita com base no fato da cidade possuir grandes dimensões e uma rede de transporte ainda incipiente com relação à elevada demanda de passageiros. Com projeto BRT já em execução, a capital mineira se prepara para suprir a necessidade de melhorias na mobilidade e receber a Copa em 2014, no estádio Mineirão, mas ainda precisa de mais incentivos.
Com população de 2,37 milhões de habitantes e um veículo para cada 2,4 habitante, o número de carros na cidade cresce na proporção de 4% a 7% ao ano, desde 1999. O número de motos também está em expansão, chegando a 11,5% ao ano. Por outro lado, a cidade apresenta apenas uma linha de metrô com 19 estações em operação, e mais de 2.900 ônibus operando em 300 linhas distintas. “Dessa forma, Belo Horizonte reúne todos os ingredientes necessários para ser um exemplo de transformação”, afirma Ramos.
Fonte: Revista Ferroviária