O IV Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis chegou ao fim na última quarta-feira (14) e já anunciou os vencedores nas quatro categorias (Segurança Viária, Espaço Público, Atividade Física e Transporte Sustentável). Coordenado pela EMBARQ Brasil, produtora deste blog, o concurso é reconhecido como uma das mais importantes premiações de projetos públicos ligados à sustentabilidade e bem-estar social, e este ano teve uma abrangência ainda maior.
O número de trabalhos inscritos nesta edição foi recorde desde a criação do concurso, em 2005. Projetos de inúmeras partes da América Latina e Caribe participaram da disputa, entre eles: Paraguai, Brasil, Venezuela, Argentina, México, Haiti, Honduras, Guatemala, Colômbia, Chile, Equador, Cuba, Uruguai, El Salvador, Panamá, Bolívia, Costa Rica, Nicarágua, Peru e Honduras.
Na categoria Segurança Viária foram inscritos 10 projetos; na categoria Espaço Público, 49 projetos; na categoria Atividade Física e Recreação, 36 projetos; e na categoria Transporte Sustentável e Qualidade do Ar, 48 projetos.
Responsável pela escolha final dos vencedores, o corpo de jurados da Rede EMBARQ destacou a diversidade dos trabalhos apresentados no concurso. O júri avaliou os trabalhos a partir de critérios como inovação, qualidade, abrangência das iniciativas e votação obtida pelo público.
Embora haja quatro categorias, o júri especializado elegeu cinco grandes vencedores, pois na categoria Atividade Física e Recreação dois projetos foram agraciados com o primeiro lugar (relação abaixo). Também foram concedidas menções honrosas para cinco projetos de destaque de cada categoria.
A premiação acontecerá em 05 de outubro, no México, durante o 7º Congresso Mundial de Transporte Sustentável. Os vencedores terão exposição na mídia internacional e um documentário sobre o projeto. O concurso é promovido pela Rede EMBARQ, Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Abaixo, conheça os vencedores do IV Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis e não deixe de acompanhar a série especial sobre os vencedores e destaques de cada categoria, a partir de amanhã aqui no TCF Brasil:
CATEGORIA SEGURANÇA VIÁRIA
1º Lugar: Educación Vial para Jóvenes – Cerrito/ARGENTINA
Menções Honrosas:
Vida Urgente – Porto Alegre/RS/BRASIL
Semana de la Seguridad Vial – Assunción, PARAGUAI
Ciclovia Faxinal – Faxinal do Soturno/RS/BRASIL
Trapa – São Paulo/SP/BRASIL
Mala da História – Valinhos/SP/BRASIL
CATEGORIA ESPAÇO PÚBLICO
1º Lugar: Prefeitura na Rua – Canoas/RS/BRASIL
Menções Honrosas
Reconquistando la Ciudad/Colima/MEXICO
Banco de Ideias/Santa Maria/BRASIL
Turismo Ciudades Patrimonio/Santiago de Querétaro/MÉXICO
Manzanas Verdes/Cochabamba/BOLÍVIA
Paseo de la Sexta/Ciudad de Guatemala/GUATEMALA
Colonia Integra/Uruguai
CATEGORIA ATIVIDADE FÍSICA E RECREAÇÃO
1º Lugar: Ginástica na 3ª Idade – Faxinal do Soturno/RS/BRASIL
1º Lugar: Medellin en Movimiento/Medellin/COLÔMBIA
Menções Honrosas
Gingando pela Paz/Porto Príncipe/HAITI
Tenda da Saúde/Uberlândia/BRASIL
Salud y Vida Escuela Cubana de Wushu/Havana/CUBA
Atacames Turístico Saludable/Atacames/EQUADOR
Praça da Harmonia Universal/Brasília/BRASIL
CATEGORIA TRANSPORTE SUSTENTÁVEL E QUALIDADE DO AR
1º Lugar: Capacitadores Ciclismo Urbano/Xalapa/MÉXICO
Menções Honrosas
Água Limpa/Horizontina/BRASIL
Mejor en Bici/Buenos Aires/ARGENTINA
Arborização Consciente/Igrejinha/BRASIL
Amigos da Água/Santa Cruz do Sul/BRASIL
Plano Cicloviário/Sorocaba/BRASIL