Este post foi originalmente publicado por Itir Sonuparlak, no TheCityFix.com, em 11 de agosto de 2011.
Sabendo que seu cartão do transporte público está no seu dedo ou no seu pulso, você nunca mais vai se atrapalhar para encontrá-lo de novo. Graças a Benjamin Parton, que recentemente concluiu mestrado em design de produto no Royal College of Art, o Oyster – cartão de integração dos transportes públicos de Londres – está passando por um processo de redesign completo. Chamado de Oi, o cartão pode ser usado como acessório já que vem nos modelos de anel e pulseira para aumentar a sua funcionalidade.
O projeto faz parte do InnovationRCA, um programa do Royal College of Art, que administra e comercializa propriedades intelectuais e conduz programas de troca de conhecimentos, como ajudar estudantes a desenvolver habilidades de negócios através de práticas criativas.
Segundo o Yanko Design, o Oi utiliza a mesma tecnologia de radio-frequência que o atual Oyster. O produto também pode ser dobrado e torcido sem danificar os componentes internos e não é afetado pela interferência de dispositivos com outra frequência de rádio. Esperamos que também seja à prova d’água.
O atual Oyster é um cartão de plástico que os cidadãos londrinos utilizam em ônibus, Tube (metrô), tram, trens de Docklands, trem de superfície e a maioria dos serviços nacionais sobre trilhos de Londres. De acordo com o Transport for London (órgão responsável pelos sistemas de transportes da cidade), o Oyster é a maneira mais barata para pagar os trajetos únicos e pode acumular créditos para múltiplas viagens.
Atualmente, a patente para o Oi está pendente.