“São com os pequenos passos que se alcançam objetivos maiores”. Esta é a fala de Rejane Fernandes, diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ-Brasil, coordenadora da 4ª edição do concurso “Cidades Ativas, Cidades Saudáveis” que apóia e promove ações públicas sustentáveis em toda América Latina e Caribe. O concurso existe desde 2001 quando foi lançado pela Organização Pan-Americana de Saúde, em parceria com o Centro de Prevenção e Controle de Enfermidades (CDC), e desde 2007 é promovido pela EMBARQ.
Esta edição, que iniciou em março, já conta com mais de 69 projetos inscritos e mais de 10 mil pessoas cadastradas no site da disputa. Lá, os leitores do mundo todo opinam, votam e compartilham as melhores iniciativas públicas nas seguintes categorias:
– Segurança Viária
– Transporte Sustentável e Qualidade do Ar
– Espaço Público, Parques e Proteção Ambiental
– Atividade Física, Cultura Cidadã e Recreação
O público pode conferir detalhes dos projetos e acessar fotos e vídeos dessas iniciativas sustentáveis que vêm transformando a vida da população de suas cidades. “Hoje todos almejam morar em uma cidade mais humana, mais alegre, mais saudável e ter mais amigos. Por isso esses pequenos projetos são pequenos passos que precisam ser reconhecidos, pois servem também de estímulo na percepção daquilo que pode ser feito e ainda não é conhecido”, explica Rejane Fernandes.
Compartilhe e vote no projeto de sua cidade
Para entrar na disputa e divulgar a ação de sua região é muito fácil. Qualquer integrante da prefeitura local pode enviar o projeto através do site do concurso, que tem três etapas de dois meses cada, sendo que a primeira já se encerrou (confira os vencedores abaixo). Neste período, os quatro mais votados de cada etapa, automaticamente, se classificam para a final, em setembro. Depois das votações na web, os doze projetos finalistas serão avaliados por um júri especializado que irá apontar os quatro vencedores, um de cada categoria.
A melhor parte é que os selecionados serão anunciados e homenageados no VII Congresso Internacional de Transporte Sustentável, organizado pela EMBARQ e o CTS-México, lá na Cidade do México, em outubro!
Acesse www.concursocacs.com para conhecer as ações reais que já estão fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas.
Vencedores da primeira rodada do concurso, encerrada dia 1º de maio:
1º) Espaço Público: Banco de Ideias, de Santa Maria, RS, Brasil (1,721 votos)
Ouvir e solidarizar todas as pessoas sobre assuntos urbanísticos e arquitetônicos da cidade é a grande razão deste ‘Banco de Idéias’. O objetivo é disponibilizar a todos os cidadãos um canal descentralizado, contínuo e integrado de participação na construção de Santa Maria.
2º) Transporte Sustentável: Plano Cicloviário, Sorocaba, SP, Brasil (1,629 votos)
É um dos maiores projetos deste segmento no país e tem como base o conceito Cidade Saudável e Cidade Educadora. Considerado modelo nacional nas áreas de mobilidade urbana e qualidade de vida o Plano Cicloviário de Sorocaba conta com 70 km de ciclovias já existentes.
3º) Atividade Física: Projeto Caminhada, de Sorocaba, SP, Brasil (1,329 votos)
Pensando no quanto a prática da caminhada é benéfica, a Prefeitura de Sorocaba criou em 2001, o Projeto Caminhada. Mantido em parceria das Secretarias de Esporte (SEMES), da Saúde (SES) e da Educação (SEDU), contando com a participação da Faculdade de Medicina da PUC-SP e da Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba, o projeto incentiva a população a praticar uma atividade física e também a adotar hábitos saudáveis. Cerca de 1.300 pessoas integram os grupos permanentes de caminhada nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros Esportivos da cidade.
4º) Segurança Viária: Ciclovia de Faxinal do Soturno, RS, Brasil (1,028 votos)
Com a necessidade de garantir mais segurança, criar um espaço para atividades físicas e interligar a Vila Verde Teto ao Bairro Centro, foi inaugurada, em 2007, a ciclovia do município de Faxinal do Soturno. A construção de 1,8 km fez cair drasticamente o número de atropelamentos no local, conhecido pelo intenso fluxo de pedestres e ciclistas que se deslocam diariamente neste trecho.